O uso de extintor nos carros brasileiros.

O uso de extintor nos carros brasileiros não é mais obrigatório, olha que legal!!

Depois da novela para a mudança dos extintores para o tipo ABC, que garante uma maior eficiência no combate a chamas tanto em sólidos, líquidos e em equipamentos elétricos, o CONTRAN resolve mudar a lei dizendo que mudou de ideia, e que “estudos” mostram que os carros atuais são seguros o bastante para não precisar de extintor.

Bom os carros novos sim, mas os antigos? É certo que de alguns anos pra cá os carros estão ficando mais seguros para se dirigir, mas a frota brasileira não é tão nova assim, não é difícil encontrar carros com mais de 20 anos de vida, e sem nem um instrumento moderno de segurança contra incêndio. Ai eu pergunto, do dia pra noite todos os carros passaram a ser seguros? Ou nunca precisou? Se nunca precisou, por tinha multa para quem não mantinha um extintor? É este tipo de coisa que não se explica direito no Brasil.

Eu acredito que seria mais relevante dizer que carros fabricados a partir de 2016 por exemplo poderá sair de fabrica sem extintor, pois os mesmos estão equipados com dispositivos de segurança que minimiza o risco de incêndio.

Dias atrás eu ajudei uma pessoa a controlar um principio de incêndio em seu Ford Escort de 1990, no mesmo dia eu comprei um novo extintor para meu carro (um dia antes da mudança na lei), e vou manter o extintor, acredito ser um “acessório” importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *