Fossa Séptica Biodigestora

O Ministério da Saúde adverte: a falta de água tratada e de esgoto sanitário provocam diarreia, hepatite, salmonelose e cólera, doenças que resultam em cerca de 75% das internações hospitalares.

Fossa Séptica Biodigestora é uma forma barata e segura de tratar o esgoto gerado em propriedades ruais e sem saneamento básico, com esta sistema se pode transformar o esgoto em um fertilizante rico em nutriente ou ainda em um liquido que pode ser descartado sem o risco de contaminação do meio ambiente, protegendo as pessoas, criações e a água nos rios, lagos e no lençol freático.

Aqui você encontra dois PDFs com toda a instrução para a montagem da fossa séptica, encontra também o vídeo onde eu mostro como eu fiz no sitio dos meus pais a fossa.

O PDF da Embrapa esta disponível nestes links:

Manual 1 – Fossa Séptica Biodigestora

Manual 2 – Fossa Séptica Biodigestora

https://www.embrapa.br/instrumentacao/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1004077/como-montar-e-usar-a-fossa-septica-modelo-embrapa-cartilhas-adaptadas-ao-letramento-do-produtor

Inscreva-se no meu canal no YouTube: YouTube.com/AndersonLimaVlog

Me siga nas redes sociais:
FaceBook : andersonblog
Twitter: andersonasl

52 thoughts on “Fossa Séptica Biodigestora

  1. Boa tarde Anderson tenho a seguinte pergunta quando as duas primeiras caixas tiverem cheio de residuo o que deve ser feito!!
    Ou ela tem a possibilidade de não encher.
    Desde de ja grato.

    1. Amigão Anderson eu gostei muito do seu vídeo sobre a fossa séptica mas fiquei triste pois vc não gravou tudo até o final do funcionamento então p mim ainda não serviu
      Se puder mandar um vídeo completo da montagem lá no sítio eu t agradeço des d já minhas considerações é um forte abraço meu Gmail :maxbandeirassilva.mgcb@gmail.com

  2. Olá Anderson tudo bem .aqui eu gostei muito do seu trabalho e gostaria de saber saber mais sobre esse trabalho , pq eu vou fazer uma da mesma , vc pode me passar o número do watts zap pra tirarem minhas dúvidas

  3. Boa noite, o material é muito bom, e esse material vai muito além do que a simples sanitarização das águas, isso é uma forte ferramenta de autonomia para as pessoas, entretanto, gostaria muito de saber como posso utilizar o metano resultado do metabolismo das arqueobatérias.

      1. Ola Anderson, parabens pelo seu trabalho, a natureza agradesse.
        Tenho uma duvida para passar de uma caixa para outra os canos podem ficar da mesma altura sem caida??

  4. Muito bom seu trabalho. Parabens. Apenas uma ressalva na lista do Kit de materiais a serem utilizados faltou o item 7. Gostaria de confirmar esta informação. Foi omitido ou ele não existe? Gostaria de saber se tem um trabalho semelhante na Embrapa para Biodigestor para pequena propriedade rural. de 40 ha com gado, suínos, aves e culturas de subsistência.

  5. Quero agradecer e parabenizar você e seu pai pela colaboração em publicarem seu trabalho. Contudo, como comentários quero acrescentar algo; durante o vídeo, você filmou a furação das caixas e colagem de tubos. Isso poderia ser suprimido e, substituído por: lista de material utilizado, alternativas a destinação dos líquidos no final do processo, bem como, interligação dos ralos do banheiro, lavatório, tanque de lavar roupa e etc…
    Fica uma dica aberta a mais detalhes. Em conclusão, para algo bom, pode haver emendas que satisfaçam curiosos de plantão

  6. Super interessante. Gostei demais de tudo. Mas, acho que normalmente a bolsa do cano fica na parte mais alta da ligação. Ou seja, deveria ter deixado a bolsa do joelho dentro da primeira caixa e a bolsa do cano pegar no joelho por fora pra jogar na segunda caixa e assim sucessivamente. Dessa forma a probabilidade de vazamento é menor porque a primeira conexão joga dentro da segunda. Como o sentido é descendente, a água não volta.

    1. Marcos, o custo é difícil dizer, vai depender do método de construção, agora, o tamanho é fácil calcular, você deve ter 1000L por pessoa residente na casa, se este numero variar, faça uma media de pessoas durante uma semana, foi assim que fiz os cálculos para o meu sistema.

  7. Boa tarde Anderson, poderia me passar por favor o que colocar em cada uma das caixas para ajudar na decomposição dos dejetos? também gostaria de saber sobre o cheiro, percebi que fez bem próximo da casa e me preocupa o cheiro forte.

    1. Bom dia Viviane,

      Você deve colocar esterco de vaca ou de qualquer animal ruminante na primeira caixa apensa. O sistema, quando funcionando bem não produz cheiro algum, e fazer o sistema próximo a casa é para monitorar, se tiver cheiro, algo de errada esta acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *